LOCAL | INCÊNDIOS DE MAÇÃO, SARDOAL, ABRANTES E GAVIÃO EM FASE DE RESOLUÇÃO

Os incêndios de Mação e Gavião já se encontram em fase de resolução. Esta situação foi avançada pelo Site da Autoridade Nacional Protecção Civil, que deram como dominados estes fogos que destruíram milhares de hectares de floresta, fizeram evacuar mais de uma centena de pessoas, destruiu várias casas de primeira e segunda habitação e mobilizou um enorme número de meios, tendo percorrido mais de 100 km, desde Abrantes, Mação, Sardoal, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere, Sertã, Alvaiázere, Gavião, Tomar, chegando a ser declarado o estado de calamidade pública nacional.

Hoje chegaram da Suiça três helicópteros militares Super Puma para ajudar a combater os incêndios que assolam Portugal.
As aeronaves e as tripulações; cerca de 30 pessoas, chegaram ao aeródromo de Monte Real, onde terão as primeiras operações.
A Ajuda Humanitária da Agência Suíça de Desenvolvimento e Cooperação (SDC) também enviou uma delegação para o local composta por um líder de equipa, um oficial de ligação, um logístico e um especialista em incêndios florestais, para apoiar o pessoal do exército suíço e assegurar a coordenação com as autoridades portuguesas.

  • Além deste reforço ainda estão por cá os meios terrestres, operacionais e aéreos espanhóis e ainda um meio aéreo de Marrocos.
  • No Incêndio de Gavião estão ainda envolvidos nesta fase de resolução: 498 operacionais, apoiados por 153 Meios Terrestres.
  • Já no incêndio de Mação, Sardoal e Abrantes estão mobilizados:  757 operacionais, apoiados por 218 Meios Terrestres e um meio aéreo.
  • Todas as pessoas que foram evacuadas já se encontram nas suas terras em suas habitações.
  • Neste momento existem activos e que causam preocupação incêndios em Barrigais, Concelho da Covilhã e Ribeira de Pena com duas frentes, Concelho de Vila Real.

Em nota de redacção, ao fim de várias semanas de enormes sustos e calafrios, as chamas cederam aos meios na nossa região, resta agora uma reconstrução florestal ordenada e esperemos que os políticos que governam, ditem regras que satisfaçam as populações que os elegem e não as grandes industrias que só vêm números à sua frente não olhando a meios e a termos.

 

/PDC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.