Distrito de Santarém conta com mais 3 óbitos e 409 novos doentes infetados por Covid-19 em 24 horas | Recuperaram 154 pessoas | Abrantes com mais 13 novos casos positivos

Saúde | Os dados recolhidos de Domingo dia 17/01/2021 no Distrito de Santarém indicam que foram mais 409 os novos doentes infetados por Covid-19. Recuperaram da doença 154 pessoas nas últimas 24 horas. Foi reportado mais 3 óbitos, a lamentar. Mais 94 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde. O Concelho de Abrantes teve o reporte de mais 13 novos casos positivos.

DR

Os números não param de aumentar, com as infeções a espelharem-se no seio da comunidade, em lares, casas de acolhimento para idosos, escolas, creches, equipas de futebol, entre outras, atingidas pelo vírus Covid-19, num período após as festividades do Natal e Ano Novo, aliados a uma vaga de tempo polar que assola todo o território do continente.Entretanto foi aprovado e renovado o 9.º estado de emergência até ao dia 30 de Janeiro de 2021, Já foram tomadas novas medidas de confinamento geral que entraram em vigor a partir das 00:00 horas de Sexta dia 15 de Janeiro de 2021. O maior apelo vem para a consciência de todas as pessoas que é necessário ficar em casa e só sair para o necessário, dentro das exceções facultadas.
De salientar o elevado aumento de casos positivos pelo 16.º dia consecutivo, chegando perto o Distrito dos 16 mil casos no seu total e o número de óbitos a lamentar a chegar na casa dos trezentos.Um forte indicador destes números é também a subida das vigilâncias ativas pelas autoridades de saúde locais, pessoas em isolamento profilático, algumas assintomáticas, outras á espera do resultado do teste PCR, segundo as autoridades de saúde o mais eficaz para comprovar a exposição da pessoa ao vírus e a sua infeção pelo mesmo.

Em termos de dados por cada agrupamento de centros de saúde afetos aos concelhos do Distrito de Santarém são os seguintes:.
No ACES do Médio Tejo, nas últimas 24 horas, foram mais 199 os casos positivos reportados de infeção pela Covid-19. Os mesmos foram indicados nos concelhos de: Abrantes (13), Alcanena (11), Constância (2), Entroncamento (15), Ferreira do Zêzere (15), Mação (18), Ourém (73), Tomar (26), Torres Novas (25) e Vila Nova da Barquinha (1)Mais 7 óbitos a lamentar foram reportados, todos no concelho de Ourém.Não foram reportadas novas pessoas recuperadas da infeção e mais 26 pessoas saíram de vigilância ativa pelas autoridades de saúde em vários concelhos deste ACES.
Em resumo na área de influência deste ACES, com os 199 novos doentes infetados nas últimas 24 horas, já foram confirmados 8.099 casos positivos, já recuperam da infeção 4.540 pessoas, a lamentar a ocorrência de 148 óbitos devido à pandemia Covid-19, estando assim ainda ativas 3.411 pessoas infetadas pelo vírus SARS-COV-2.
São 954 as pessoas em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.
Os 148 óbitos foram reportados nos concelhos: Abrantes (33), Ourém (26), Torres Novas (19), Alcanena (18), Entroncamento (18), Tomar (16), Mação (6), Constância (4), Vila Nova da Barquinha (3), Sardoal (3) e Ferreira do Zêzere (2).
* O ACES Médio Tejo é composto pelos concelhos de:  Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

No ACES da Lezíria, foram mais 159 novos casos positivos nas últimas 24 horas, os mesmos reportados nos concelhos de:Almeirim (14), Alpiarça (1), Cartaxo (11), Coruche (50), Rio Maior (29), Salvaterra (7) e Santarém (47).Mais 3 óbitos a lamentar que foram reportados nos concelhos: Golegã, Rio Maior e de Santarém.
Mais 77 pessoas recuperaram da doença, e mais 1.471 pessoas entraram em vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.Em resumo, neste ACES já foram confirmadas 6.865 pessoas infetadas pelo vírus, já recuperaram da doença 5.110 pessoas, a lamentar 160 óbitos reportados, estando ainda ativas pelo vírus 1.595 pessoas.
Estão em vigilância ativa 2.472 pessoas sob o olhar atento das autoridades de saúde, no seu isolamento profilático.
Os 160 óbitos devido à pandemia foram reportados nos concelhos de: Santarém (63), Coruche (29), Rio Maior (20), Chamusca (12), Almeirim (11), Salvaterra (8), Golegã (7), Cartaxo (6) e Alpiarça (4).
**O ACES Lezíria é constituído pelos concelhos de: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

No concelho de Benavente, pertencente ao ACES do Estuário do Tejo foram reportados mais 51 novos casos positivos nas últimas 24 horas, mais 8 pessoas recuperaram da infeção e mais 2 pessoas saíram de vigilância ativa pelas autoridades locais de saúde.Em resumo, o concelho de Benavente contabiliza no seu total 1.173 casos positivos, destes já recuperaram 800 pessoas, a lamentar a ocorrência de 13 (=) óbitos, estando assim ainda ativos 317pacientes.
São 545 as pessoas que se encontram em vigilância ativa pelas autoridades de Saúde.
*** Benavente pertence ao ACES do Estuário do Tejo, mas pertence em território ao Distrito de Santarém.

Nos totais acumulados do Distrito de Santarém foram confirmados nas últimas 24 horas, mais 409 novos doentes infetados pelo SARS-COV-2, atingindo um total acumulado de 16.137casos positivos.Foram reportados mais 3 óbitos, estando o Distrito com um total acumulado de 321 mortes por Covid-19.Recuperaram mais 154 pessoas, num total de 10.450reabilitações da infeção pelo vírus.Estão ainda ativas em todo o distrito 5.366 pessoas infetadas pelo vírus Covid-19.
Mais 94 pessoas entraram em vigilância ativa, somando agora um total de 3.971 sob controlo das autoridades locais de saúde.Esta é a distribuição do número de doentes infetados, recuperados, óbitos e em vigilância ativa no Distrito de Santarém:

O mapa de riscos em vigor no que concerne aos concelhos que compõem o Distrito de Santarém até ao dia 30 de Janeiro de 2021 é o seguinte:Concelhos de Risco ModeradoCoruche e Sardoal.Concelhos de Risco Elevado: Abrantes e Salvaterra.Concelhos de Risco Muito ElevadoAlcanena, Alpiarça, Constância, Entroncamento, Ourém, Rio Maior, Santarém, Tomar e Vila Nova da Barquinha, Concelhos de Risco Extremamente Elevado: Ferreira do Zêzere, Mação e Torres Novas.
Lista de risco de todos os concelhos de Portugal continental
Nunca é demais alertar que o vírus ainda se encontra ativo, devemos assim obedecer a todas as normas e condicionantes divulgadas pela DGS; como o uso de máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos. Quando tiver sintomas, deve ligar a linha de saúde 24, ou contactar o seu médico assistente para receber indicações.Estamos em período de restrições, com o Estado de Emergência prolongado até 30 de Janeiro de 2021.Dever de recolhimento obrigatórioMultas por incumprimento duplicamTeletrabalho ObrigatórioEscolas em pleno funcionamentoEntretanto nos últimos dados divulgados, Portugal é o país com o maior número de casos por milhão de habitantes, Proteja-se.PJCruz ANF-MAF

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.