ROCK PORTUGUÊS DE LUTO MORREU ZÉ PEDRO DOS XUTOS

Morreu Zé Pedro, Guitarrista e fundador da Banda Rock, Xutos & Pontapés. Nascido em Lisboa há 61 anos, após ter contraído hepatite C há 15 anos e combatendo a doença, iniciou no inicio de Novembro um novo tratamento sem dar pormenores da doença que padecia, sucumbindo hoje à mesma.

 

O Músico fundador do grupo, formou os Xutos e Pontapés através de um anúncio colocado num jornal em busca de membros para formar a banda, onde se juntaram o Kalu, o Tim e o Zé Leonel, começando os ensaios na garagem, e viu o sonho levantar voo na sua primeira actuação no dia 13 de Janeiro de 1979 nos Alunos de Apolo em Lisboa.

Em 1982, editam o primeiro álbum intitulado: 1978-1982. Em 1983 entram para a banda, Gui no Saxofone e o guitarrista João Cabeleira, gravando o primeiro álbum com estes novos elementos de titulo, Cerco, titulo inspirado pelo facto de todas as grandes editoras da altura terem recusado este trabalho, que incluía os temas Barcos Gregos e o Homem do Leme.

Observador.pt

Mas foi no ano de 1987 que o grupo ganha maior medianismo com o álbum Circo de Feras e os seus enormes sucessos: Contentores, Não sou o único e N’América que continuou com o 7.º single: A minha casinha.

Após décadas de enormes êxitos, em 1988 lançam o álbum 88, em 1990, é lançado Gritos Mudos, em 1991 Dizer não de Vez, em 1992, Direito ao Deserto, em 1998, Tentação, que será a banda sonora do filme com o mesmo nome de Joaquim Leitão.

Depois de várias turnés, e as comemorações, dos 20 e 30 anos de carreira, é já em 2012 que reeditam o álbum Cerco com novas versões e como o nome de: O Cerco continua.

sapo lifestyle

Em 2014 foi lançado o álbum que será o ultimo com o fundador, Zé Pedro, que tem o nome de Puro.

“Como sabem, tenho andado na luta da vida com alguns problemas de saúde… Tentei e tento dar sempre o melhor de mim. O vosso carinho, o vosso amor, a vossa energia, toda a força que me transmitem é-me tão forte e vital que só posso humildemente agradecer… Obrigado também a todos os que ontem gritaram o meu nome e fizeram com que tivesse força para continuar naquele palco até ao fim”, escreveu na altura.

O velório do guitarrista dos Xutos & Pontapés realiza-se a partir das 16 horas, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde, no sábado, é celebrada missa de corpo presente, pelas 14 horas.

O funeral e a cerimónia de cremação, que serão realizadas em seguida, serão reservados à família.

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.