EDUCAÇÃO | MANUAIS GRATUITOS DO 1.º AO 6.º ANO EM REGISTO OBRIGATÓRIO ONLINE SÓ DURANTE O MÊS DE AGOSTO

Os Pais/Encarregados de educação que pretendem usufruir dos manuais escolares gratuitos para os seu(s) educando(s), que vão frequentar o Ano Lectivo de 2018/2019, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade em escolas públicas, terão obrigatoriamente, e só de 1 a 31 de Agosto, de se registar numa plataforma online denominada: MEGA – Manuais Escolares Gratuitos e também vai funcionar na aplicação móvel do Ministério da Educação, a app Edu Rede Escolar. Em Lisboa os manuais escolares gratuitos foram alargados até ao ensino obrigatório; 12.º ano de escolaridade.

 

tvi.iol.pt

Famílias, Escolas e Livreiros vão, a partir do mês de Agosto, usar a plataforma “MEGA – Manuais Escolares Gratuitos” para a aquisição dos livros que o Ministério da Educação disponibiliza gratuitamente a todos os cerca de 500 mil alunos, do 1.º ao 6.º anos, que frequentam estabelecimentos de ensino da rede pública.

A plataforma online MEGA – que também estará disponível na aplicação móvel do Ministério da Educação (App “Edu Rede Escolar”) – vai gerir os pedidos que
forem feitos, através de um sistema de vouchers. O registo na plataforma é gratuito e necessário para quem pretenda adquirir os manuais gratuitamente.

Após registo efectuado, será criado um código, associado ao número de contribuinte do encarregado de educação do aluno, que permitirá o levantamento dos manuais em qualquer uma das livrarias aderentes. Para aderirem, as livrarias necessitam apenas de, também elas, se registarem na plataforma. As escolas terão condições de prestar apoio aos encarregados de educação, no que diz respeito à utilização da nova ferramenta.

No final deste mês vão decorrer reuniões, em várias cidades do país, com o objetivo de explicar como funciona na prática a plataforma MEGA, que começará a ser utilizada no início de agosto.

No ano lectivo de 2018/2019 – e durante quatro anos lectivos – o preço dos manuais escolares não aumenta, além das regulares actualizações em função da
taxa de inflação, resultado do acordo alcançado entre o Governo e a associação que representa o sector dos editores e livreiros, a APEL.

No Município de Lisboa, os manuais escolares irão abranger ainda mais ciclos de ensino. “No sentido de complementar a oferta do Ministério da Educação, a Câmara Municipal de Lisboa garantirá, na mesma plataforma, os vouchers dos alunos e alunas de Lisboa até ao 12.º ano da rede escolar pública”, informa o gabinete do vereador da Educação, Ricardo Robles.

Assim, avança a autarquia em comunicado, “este apoio económico chega aos encarregados de 45 mil alunos das escolas de Lisboa, num investimento total em manuais escolares e fichas de apoio (1.º e 2.º ciclo) na ordem dos 6 milhões de euros”.

 

IN portugalgov.pt

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.