SAÚDE | PRIMEIRO DOS TRÊS DIAS DE GREVE DOS MÉDICOS COM ADESÃO ENTRE OS 85 E 95%

Pelos dados indicados esta noite o primeiro dos três dias de greve dos médicos teve uma adesão entre os 85% nos cuidados de saúde primários e de quase 95% nos Blocos Operatórios de todo o país.

 

Greve Médicos Maio 2018 | Médicos.pt

 

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), afirmaram que no dia de hoje, só funcionaram os blocos de oncologia e dos serviços de urgência, adiantando que em alguns casos a adesão não foi maior para não prejudicar os doentes. No primeiro dos três dias de greve dos médicos houve uma adesão próxima dos 85% nos cuidados de saúde primários e de quase 95% nos blocos operatórios.

O sindicato lembrou as reivindicações dos médicos e apelou para a continuação da adesão à greve nos próximos dois dias, ainda que sabendo que há custos para os utentes, embora estes entendam que a greve é “para o bem do Serviço Nacional de Saúde” (SNS).

 

Greve Médicos 2018

 

A reivindicação essencial para esta greve de três dias é “a defesa do SNS” e o “respeito pela dignidade da profissão médica”, segundo os dois sindicatos que convocaram a paralisação.

Em termos concretos, os sindicatos querem uma redução do trabalho suplementar de 200 para 150 horas anuais, uma diminuição progressiva até 12 horas semanais de trabalho em urgência e uma diminuição gradual das listas de utentes dos médicos de família até 1.500 utentes, quando atualmente são de cerca de 1.900 doentes.

Entre os motivos da greve estão ainda a revisão das carreiras médicas e respetivas grelhas salariais, o descongelamento da progressão da carreira médica e a criação de um estatuto profissional de desgaste rápido e de risco e penosidade acrescidos, com a diminuição da idade da reforma.

A greve nacional de três dias, iniciou-se pelas 00:00 desta Terça e terminará às 23:59 de Quinta-feira, e poderá afectar: consultas e cirurgias programadas, estando contudo garantidos serviços mínimos, como as urgências, tratamentos de quimioterapia, radioterapia, transplante, diálise, imuno-hemoterapia, ou cuidados paliativos em internamento.

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.