SAÚDE | GOVERNO E SINTAP ASSINAM ACORDO HISTÓRICO PARA OS TRABALHADORES DAS CARREIRAS GERAIS APÓS OS DOIS DIAS DE GREVE

O Governo e o SINTAP, assinaram esta tarde um acordo para os trabalhadores da saúde das carreiras gerais (Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e Operacionais). O acordo acontece um dia depois de os trabalhadores da saúde, com excepção dos médicos e dos enfermeiros, terem realizado uma greve de dois dias, convocada pelo SINTAP – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de entidades com fins públicos, afecto à UGT.

Acordo Hospitais EPE 04 Maio 2018 | Foto Sintap

Em comunicado o Sintap informa:

O SINTAP e o Ministério da Saúde assinaram esta sexta-feira, 4 de maio, um acordo colectivo de trabalho (ACT) para os trabalhadores com contrato individual de trabalho que desenvolvem funções correspondentes às estabelecidas para as carreiras de técnico superior, assistente técnico e assistente operacional dos trabalhadores com contrato de trabalho em funções públicas, em entidades prestadoras de cuidados de saúde que revistam a natureza empresarial pública, integradas no Serviço Nacional de Saúde.
Este importante acordo, cuja negociação se tinha iniciado há mais de uma década, surge após a Greve Nacional realizada a 2 e 3 de maio, cuja adesão maciça terá sido determinante no sentido de sinalizar ao Governo que os trabalhadores estavam unidos e preparados para lutar até às últimas consequências pelas suas justas reivindicações.
Na sua essência, este é um ACT que vem final mente eliminar a injustiça e a discriminação que se tem verificado nos hospitais EPE, onde trabalhadores com as mesmas funções divergiam nos horários de trabalho, no direito à carreira e no salário, apenas por possuírem vínculos contratuais diferentes.
Importante:
Assim, a partir de Julho de 2018, todos os trabalhadores com contrato individual de trabalho passarão a ter um horário de trabalho de 35 horas semanais e a estar inseridos em carreiras gerais (técnico superior, assistente técnico e assistente operacional), nas quais poderão progredir nos mesmos moldes que os trabalhadores com contrato de trabalho em funções públicas, e tendo em consideração todo o tempo de serviço já prestado.
Este ACT estabelece ainda que o trabalho suplementar e o trabalho nocturno sejam pagos de acordo com as regras estabelecidas para os trabalhadores com vínculo de emprego público no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.
O SINTAP não pode deixar de assinalar que esta é uma luta ganha pelos trabalhadores , que com a união demonstrada na Greve realizada a 2 e 3 de maio deram aos sindicatos a força necessária para que as suas reivindicações se tenham traduzido em direitos através deste Acordo, permitindo a anulação das injustiças inaceitáveis que se vinham verificando nos locais de trabalho.

Um pensamento sobre “SAÚDE | GOVERNO E SINTAP ASSINAM ACORDO HISTÓRICO PARA OS TRABALHADORES DAS CARREIRAS GERAIS APÓS OS DOIS DIAS DE GREVE

  1. Vera Matos: Tá assinado, tá assinado 👌👍💪 para os que ficaram à espera sem nada fazer, ponham os olhos no que aconteceu dp destes dois dias de greve… aqui está a prova de que a UNIÃO FAZ A FORÇA 👏👏👏

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.