RIO TEJO | CELTEJO NOVAMENTE OBRIGADA A NOVO CORTE (52%) DE DESCARGAS POLUENTES

A APA (Agência Portuguesa do Ambiente), anunciou na passada Sexta-Feira que a fábrica de papel Celtejo, de Vila Velha de Ródão, irá ser obrigada a reduzir em 52% as descargas poluentes sobre o rio Tejo, até ao momento apenas estavam limitados a 30%. Outras duas empresas também sofrer reduções nestas descargas, mas não foram divulgados os valores dessas reduções.

 

Celtejo | dinheirovivo.pt

“Estas licenças de utilização dos recursos hídricos seguem um novo paradigma, que considera a necessidade dos operadores se adaptarem às consequências das alterações climáticas, em particular aos fenómenos de seca e ao seu impacto na qualidade das massas de água”. Sempre que as condições meteorológicas ou as condições qualitativas e quantitativas do meio receptor – o rio Tejo – o exigirem. No caso da Celtejo, responsável por 96% do efluente rejeitado, a licença determina uma redução de 52% da carga poluente e estabelece dois períodos: húmido (de 1 de Novembro a 30 de Abril) e estiagem (de 1 de Maio a 31 de Outubro). As condições estabelecidas para o período de estiagem são mais restritivas, obrigando a uma redução da carga poluente”. diz a APA.

 

Para a emissão destas licenças foi tido em conta o resultado do estudo efectuado pela Universidade Nova de Lisboa, que permitiu assim determinar a capacidade real de carga do rio Tejo.

 

Celtejo

A Celtejo desde Janeiro deste ano que está obrigada a reduzir as suas emissões poluentes, desde que foram detectados fenómenos de poluição no rio Tejo, junto à queda de água do Açude de Abrantes, onde surgiu um manto de espuma branca, com cerca de meio metro, que cobriu o rio Tejo o que originou a recolha de amostras, que após análise pela APA foram detectados elementos de celulose elevados.

Até ao momento, a Celtejo estava obrigada a um corte de 30%, mas esta percentagem foi reduzida depois de o Ministério do Ambiente ter verificado melhorias nas condições de laboração na ETAR desta empresa.

 

Fonte: Público

 

2 pensamentos sobre “RIO TEJO | CELTEJO NOVAMENTE OBRIGADA A NOVO CORTE (52%) DE DESCARGAS POLUENTES

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.