SAÚDE | ENFERMEIRAS NO ALGARVE NOTIFICADAS PARA PAGAR DANOS EM VIATURA DE SERVIÇO INCORRENDO EM PROCESSO DISCIPLINAR

No Algarve, duas enfermeiras que prestam serviço para a UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) de Faro e Portimão, foram notificadas por carta registada pelo ARS do Sul, para pagarem os danos nas viaturas de serviço, sob pena de incorrerem em processos disciplinares caso não paguem a mesma, situação denunciada hoje pelo SEP (Sindicato enfermeiros Portugueses).

 

Saúde

 

De acordo com a informação veiculada pelo SEP (Sindicato Enfermeiros Portugueses), duas enfermeiras das UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) de Portimão e Faro, em carta assinada pelo Presidente da ARS, foram notificadas para pagamento de danos em viaturas de serviço e onde lhes é exigido o pagamento no prazo de dez dias úteis, sob pena de avançar para procedimento disciplinar, reservando-se ainda ao direito de “na falta de pagamento voluntário, proceder ao desconto da importância em dívida no seu vencimento mensal”.

Esta situação já criou uma onda de indignação e de protesto, e levou os enfermeiros destas duas Unidades de Cuidados, mas também das congéneres de Lagoa e Silves, a solidarizarem-se com as colegas, subscrevendo cartas de recusa de condução. Outros profissionais de outras UCC deverão seguir o mesmo exemplo.

O SEP adianta que: “não faz parte das funções dos enfermeiros, a condução de viaturas, mas ainda assim ao longo dos anos, quer por falta de viaturas, quer por falta de motoristas, os enfermeiros têm assegurado visitas domiciliárias e outras actividades na comunidade a pé, conduzindo viaturas de serviço (muitas vezes sem condições de segurança, higiene e conforto) e até as suas próprias, pagando do seu bolso”.

Contactada pelo Sul Informação, a ARS do Algarve indicou, apenas, que «o Conselho Diretivo está a tratar da situação internamente» e que está «em contacto com os profissionais em causa e os seus representantes sindicais», no sentido de resolver a situação.

Os sindicalistas lamentam que, «apesar das dificuldades enfrentadas diariamente, apesar de serem devidas horas de trabalho e de serem insuficientes para dar resposta a inúmeras solicitações», bem como «do esforço sobre-humano que têm vindo a desenvolver para assegurar o máximo possível os cuidados à população», os enfermeiros sejam «“compensado” com uma atitude inaceitável por parte da ARS que está a merecer a total rejeição por parte dos profissionais».

«O SEP responsabiliza a ARS Algarve por todos os cuidados/actividades à comunidade que sejam desmarcados ou que não tenham qualquer resposta e exige que seja revogada a decisão de pagamento de danos em viaturas por parte dos profissionais e ainda que, de uma vez por todas sejam concretizadas soluções urgentes para os problemas da Saúde no Algarve», concluiu o sindicato.

 

Fontes: Portalenf.com e Sulinformação.pt

Um pensamento sobre “SAÚDE | ENFERMEIRAS NO ALGARVE NOTIFICADAS PARA PAGAR DANOS EM VIATURA DE SERVIÇO INCORRENDO EM PROCESSO DISCIPLINAR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.