MINISTRO DO AMBIENTE AFIRMA: “NESTE MOMENTO NÃO EXISTE NENHUM PROBLEMA NO TEJO DESDE QUE SE REDUZIU A QUANTIDADE DE EFLUENTES DA CELTEJO”

O Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes afirmou no passado Sábado dia 10.03.18, numa iniciativa solidária organizada pela Confragi (UGT) em Castanheira de Pêra, que, desde que foi reduzida a quantidade de efluentes emitidas pela Celtejo decretada pelo Governo que o Rio Tejo deixou de ter problemas de poluição.

 

Rio Tejo

 

O Ministro do Ambiente afirmou no passado Sábado que, neste altura, não existe nenhum problema de poluição no rio Tejo, e adiantou que 10 das 40 licenças estão a ser revistas e serão reajustadas à realidade.

“Neste momento não há nenhum problema de poluição no rio Tejo. O rio recuperou muito rapidamente a partir do momento em que decretámos a redução da quantidade de efluentes que a Celtejo podia emitir. Estamos a rever para já, 10 das 40 licenças que queremos analisar, onde estão as celuloses, estações de tratamento de águas residuais urbanas e não temos a mais pequena duvida de que, com o sistema de acompanhamento agora adoptado, e com a adaptação das licenças de rejeição, aquela que é a capacidade do rio em cada momento, a primeira batalha está ganha.” afirmou o ministro João Pedro Matos Fernandes.

O Ministro disse ainda que, dos 30 mil metros cúbicos de sedimentos que são necessários retirar da albufeira de Fratel, é urgente retirar 16 mil metros cúbicos. O Resultado das análises desses sedimentos já é conhecido, sabendo pelas mesmas que não estamos na presença de resíduos mas sim de são sedimentos.

Será uma operação de grande envergadura, estando já o processo em marcha, esperando apenas pela chegada dos equipamentos para prosseguir os trabalhos de monitorização dos sedimentos que estão no fundo do Tejo Será uma operação que quando começar, não durará mais do que um mês.

 

João Matos Fernandes – Ministro do Ambiente | Pedro Nunes / Lusa

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.