O Ministério da Saúde anunciou que, estão agora reunidas condições para desenvolver procedimentos, para concurso de Médico de família, abrindo 110 vagas para todo o País. Mais uma vez o Concelho de Abrantes a ficar de fora. No Médio Tejo apenas Sardoal, Entroncamento, Tomar e Ourém são contemplados. Utentes de Centro de Saúde de Abrantes continuam sem médico.
Devido à premência na contratação de médicos na área profissional de medicina geral e familiar (MGF), nomeadamente, os que concluíram a respectiva formação médica especializada na 2.ª época de avaliação final do internato médico de 2017, foi publicado esta quarta-feira, dia 21 de Fevereiro, o diploma que autoriza o Ministério da Saúde a desenvolver o procedimento concursal simplificado, tendo em vista a constituição de 110 relações jurídicas de emprego.
Foi também publicado o Despacho n.º 1875/2018, que identifica os serviços e estabelecimentos de saúde e respectivas unidades funcionais, na área de MGF, tendo em vista a abertura de procedimento concursal, para constituição das respectivas relações jurídicas de emprego.
No mesmo despacho podemos confirmar que o Centro de Saúde de Abrantes onde cerca de 1000 utentes estão sem médico de família irão continuar da mesma forma, a ter de recorrer à pobre e ineficiente consulta de recurso ou então dirigir-se à urgência hospitalar ou ao sector privado.
Fonte: Portal SNS