ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. MANUEL FERNANDES LIDERA RANKING 2017 NO ENSINO PROFISSIONAL

A Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes em Abrantes foi considerada a nível nacional como a melhor no Ranking de melhor desempenho no ensino profissional em 2017. Os cursos profissionais estão nos dias de hoje concentrados nas escolas secundárias públicas, apesar da taxa de sucesso ser melhor nas escolas privadas em relação aos antigos liceus e acabando estas por destacar. Assim, a escola Abrantina acaba por contrariar, e para melhor, as tendências a nível nacional.

 

Escola Secundária C/ 3.º CEB Dr. Manuel Fernandes – Abrantes

 

Os resultados reportam ao ano lectivo 2015/2015 e nesta escola atingiu-se a média de 95% de taxa de conclusão em tempo normal (3 anos) e em cerca de 58% da taxa nacional de conclusão, no mesmo tempo normal de alunos com o mesmo perfil em termos de idade e de apoio da acção social escolar.

Em Abrantes, a Escola Secundária Manuel Fernandes está na posição oposta da de Alcochete. Dos 589 estabelecimentos avaliados foi a que melhor desempenho mostrou. Em 2015/2016 teve uma taxa de conclusão em três anos de 95%, sendo que a média das escolas semelhantes foi de 58%. “São alunos que estão à partida motivados porque vão para cursos que mais se adequam à sua vocação”, explica o director Alcino Hermínio. São também em número reduzido (71 inscritos) o que garante “um maior acompanhamento e uma maior proximidade”. Em resumo, “são bem tratados”.

Para concluir um curso profissional é necessária a realização de um estágio numa empresa. Na Secundária Manuel Fernandes, o objectivo é agora o de “tentar reforçar a ligação dos alunos às empresas, logo a partir do primeiro ano do curso”. in publico

De destacar que a taxa de empregabilidade para estes alunos, que concluem o curso, e que no último ano de estudo a maioria realiza um estágio profissional em empresas, o que materializa o estudo com o mercado de trabalho é de cerca de 80 a 90%, assegurando assim uma entrada mais rápida no universo laboral.

A escola tem vindo a reforçar esta componente de ensino profissional, oferecendo neste ano lectivo, as seguintes áreas: artes de espectáculo, energias renováveis e formação geral. A cada ano lectivo vai saindo e entrando várias componentes, havendo uma correlação com as saídas no mercado de trabalho.

 

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes – Abrantes

 

Fontes: Publico.pt

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.