GOVERNO INTERVÉM NA LIMPEZA DO RIO TEJO E ORDENA A EMPRESA CELTEJO A REDUZIR A SUA ACTIVIDADE

O Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes esteve reunido esta tarde em Abrantes com várias entidades e anunciou que, irá iniciar-se a remoção da espuma que cobre o Tejo em Abrantes, ordenou a redução da actividade da empresa Celtejo e por fim afirmou também que, serão retirados os sedimentos do fundo das albufeiras, com estas medidas iremos melhorar a qualidade da água devido à poluição registada recentemente no rio.

 

Ministro Ambiente | Paulo Cunha – Lusa

 

“Temos de reduzir a matéria orgânica existente nestas duas albufeiras”, afirmou o ministro, referindo que a empresa de celulose Celtejo (que opera no concelho de Vila Velha de Ródão, já no distrito de Castelo Branco) foi notificada para reduzir em 50% o volume de efluente rejeitado, o que obriga a uma redução da sua actividade durante dez dias.

João Matos Fernandes sublinhou, contudo, que não está a ser atribuída responsabilidade directa à Celtejo no mais recente incidente de poluição no Tejo, registado desde quarta-feira.

“Estamos a afirmar que o Tejo mudou. Tem menos água, menos capacidade de dissolver a matéria orgânica e não suporta a carga orgânica que hoje está a receber”, salientou o governante. Por isso, na próxima quinta-feira arranca uma limpeza dos fundos das albufeiras, que demorará cerca de um mês, de acordo com a previsão do Governo.

Entretanto, explicou o ministro do Ambiente, a eléctrica EDP “comprometeu-se a reduzir a sua actividade de turbinamento ao caudal mínimo, conservando a água nas albufeiras enquanto se procede à limpeza dos fundos”.

 

Poluição Rio Tejo | Açude Açude Abrantes | Foto: RTP

 

Fonte: publico.pt

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.