Um sismo de Escala de Richter 4.9, com epicentro a aproximadamente oito quilómetros de Arraiolos, Évora. Foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas. O Fenómeno deu-se pelas 11:51 Horas.
O Sismo foi sentido em várias zonas de país, em Abrantes com relatos de coisas a abanar e edifícios a tremer.
Uma pessoa disse: ” Parecia que estava a sentir-me mal… afinal era a terra a tremer, nunca tinha passado por uma situação destas”.
Todas as escolas da Cidade de Elvas foram evacuadas na sequência do sismo registado esta manhã, a comunidade escolar pôs em prática o plano de prevenção previsto para catástrofes. Os alunos, pessoal auxiliar e os docentes saíram das instalações e foram para a rua com foi sentido o sismo. Também a população em geral agiu do mesmo modo.
Do abalo verificado não existem relatos de quaisquer danos físicos ou materiais existentes.
Para conhecimento segundo o IPMA em Portugal continental, as zonas mais intensas onde a actividade sísmica possa ocorrer são: Lisboa e Vale do Tejo e o Algarve. Têm uma perigosidade sísmica praticamente idêntica. Nas restantes partes do território português, esse nível de perigo é mais baixo. Entende-se por perigosidade a probabilidade de ocorrência do movimento sísmico o que não invalida a situação verificada esta segunda-feira nesta zona alentejana.
(actualizado 15-01-2018 21:30′)