SESSÃO QUINZENAL DO EXECUTIVO DA CM ABRANTES APROVA MOÇÃO DE APOIO AO ACTIVISTA ARLINDO MARQUES

Incluído como primeiro ponto da ordem do dia da sessão quinzenal desta Terça-feira, 9 de Janeiro, do executivo da Câmara Municipal de Abrantes, a moção apresentada pelo Vereador do Bloco de Esquerda, em defesa do activista, Arlindo Marques, foi aprovada por unanimidade, mas com alteração ao texto inicial por proposta da maioria Socialista.

 

Movimento em defesa do Tejo/JN

A moção apresentada pelo vereador do Bloco de Esquerda, visa a defesa do activista, Arlindo Marques, que sofreu um processo movido pela empresa de celulose Celtejo de Vila Velha de Ródão, que pede uma indemnização de 250 mil Euros, com o fundamento de que o agora defendido; bem como demais entidades, deputados e populares que já manifestaram também o total apoio ao mesmo, é o principal causador e que difama a empresa, no caso da poluição no Rio Tejo, que também o próprio Ministério do Ambiente, já reconheceu quem prevaricou.

Na moção apresentada pelo BE, a mesma refere que a luta em defesa do Rio Tejo, já vem de 2015, por força dos vídeos e fotos dos atentados ambientais, publicados em diversos órgãos de comunicação social, onde se destacou desde essa altura o membro da proTejo e activista Arlindo Marques. A mesma refere o local onde desemboca as dos efluentes da Celtejo, empresa já visada pelo Ministério do Ambiente por suspeitas de que a empresa referida poluí o Rio Tejo. Apesar das diversa organizações e partidos políticos tenham também intensificado estas denuncias, todos os resultados práticos revelaram-se infrutíferos. Em Outubro de 2017 deu-se uma gigantesca mortandade de espécies piscícolas na barragem do Fratel, e milhões de peixes vieram á tona de água para poderem respirar. Até que em Dezembro é movido um processo contra o activista a reclamar 250 mil euros por alegada difamação e por danos ao bom nome da empresa.

No último paragrafo refere que face ao exposto, o executivo da Câmara Municipal de Abrantes manifesta o seu total apoio ao activista Arlindo Marques.

Mas para que a moção fosse aprovada pela maioria socialista na vereação, este teve de ser alterado, apresentando o PS, uma declaração de voto, junto com a mudança e aprovação da mesma.

O PS tinha o objectivo de se abster caso o texto mencionado não fosse alterado, pelo que com concordância do vereador eleito pelo BE, passou a constar em vez de “Apoio” passou a ter “solidariedade”.

Após esta alteração os vereadores do PS, PSD e depois também do BE, aprovaram a moção alterada por unanimidade.

Na declaração de voto apresentada pelo PS, refere: “que os eleitos manifestam total solidariedade com todos os cidadãos que lutam activamente e denunciam os diferentes atentados ambientais que o Rio Tejo tem sido alvo, o envolvimento da sociedade, bem como todos os movimentos em defesa deste bem comum a todos é meritório e reconhecem o esforço e empenho do activista visado que ao longo dos últimos anos tem defendido intransigentemente o Rio, prestando um bom serviço á sociedade, numa enorme atitude cívica. Todavia mostrar o total apoio como referia a Moção inicial, carece de especificação jurídica e de acção por parte das entidades fiscalizadoras.”

O Executivo camarário da CM Abrantes, junta-se assim às conhecidas tomadas de posição em defesa do activista, Arlindo Marques, como foi o caso da Assembleia Municipal de Mação, do movimento proTejo, da Quercus, do Bloco de Esquerda, Associação Rossio Con Vida, de vários deputados na Assembleia da Republica, de vários outros movimentos, neste périplo movido pela empresa Celtejo.

.

Poluição Tejo | Youtube.pt

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.