CÉLULA DE RESÍDUOS SÓLIDOS BANAIS COM ORDEM DE ENCERRAMENTO COM DESCONHECIMENTO CAMARÁRIO

A CCDR – Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo notificou já no passado dia 8 de Maio, a empresa Lena Ambiente no sentido de selar uma (RIB) célula de resíduos industriais banais que se encontra a céu aberto no aterro intermunicipal de Abrantes, localizado em Concavada. Câmara Municipal de Abrantes, através da sua presidente desconhece esta medida.

Esta medida já data de 8 de Maio de 2017, e a presidente da Câmara Municipal de Abrantes, diz desconhecer esta medida e lamenta que as entidades competentes não tenha posto ao corrente o executivo camarário.

Este problema já tinha sido despoletado por Armindo Silveira enquanto deputado municipal, na legislatura anterior, e voltou agora a ser referido na ultima sessão da Câmara Municipal, pelo mesmo, agora como vereador municipal eleito pelo Bloco de Esquerda.

Em resposta a presidente disse não ter conhecimento de quaisquer trabalhos, e que não tinha chegado nenhuma informação à câmara, apesar de ter tomado todas as diligências  junto da APA – Associação Portuguesa do Ambiente e da própria CCDR, considerou também lamentável que isto tenha acontecido e que o BE não tenha passado esta informação antecipadamente à Câmara.

Também o vereador responsável por esta área e eleito pela maioria PS, Manuel Valamatos, referiu que a empresa actual que gere o aterro, Valnor, tem tentado garantir que as escorrências não aconteçam para que as linhas de água não sejam contaminadas, sublinhando que apesar de tudo isto, esta célula não é da responsabilidade desta.

Os deputados eleitos pelo Bloco de Esquerda no parlamento, Carlos Matias e Jorge Costa, já em Maio tinham feito esta questão ao Ministério do Ambiente que foi respondido por oficio de 8 de Maio de 2017 e neste referiu quem era a entidade responsável pela selagem desta RIB, a Lena Ambiente.

Existirá alguma falta de coordenação entre instituições, pois o problema foi despoletado, várias vezes em Assembleias Municipais e agora em sessão de câmara pelo BE, e este oficio já data de 8 de Maio de 2017, estamos em final do Ano.

O pior é que a célula ainda se encontra na mesma situação.

 

Foto: Publico

.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.