ÚLTIMA HORA | COMUNICADO DE IMPRENSA DO BLOCO DE ESQUERDA DE ABRANTES

Chegou à redação do desporto noticias Abrantes blog, um comunicado de imprensa do Bloco de Esquerda de Abrantes, o qual anexamos na integra, relativo ao protesto sobre as horas de inicio das sessões de Assembleia Municipal de Abrantes, feito pelos deputados e vereador municipais desta força politica, na última Assembleia Municipal do dia 24/11/2017.

 

Bloco de Esquerda

COMUNICADO DE IMPRENSA HORÁRIO DE INICIO DAS SESSÕES ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ABRANTES

A Assembleia Municipal é o órgão soberano, por excelência, em qualquer município pois fiscaliza, aprova e promove medidas com impacto significativo sobre a vida dos munícipes. As suas sessões são sempre de entrada livre e há lugar à intervenção do público.

Há anos que as sessões ordinárias da Assembleia Municipal de Abrantes se iniciam, por regra, às 21:00 de sexta-feira permitindo a qualquer cidadão programar a sua vida para poder assistir e/ou intervir na sessão, de uma qualquer sexta-feira e podendo sair quando quiser.

Em novembro de 2017, o Sr. Presidente da AM propôs uma reunião de trabalho entre as forças politicas representadas naquele órgão. Nessa reunião, o PS apresenta como sugestão que as sessões da AM se realizem a partir das 14:30 de sexta-feira, o que prontamente foi alvo de objecção da nossa parte, pelo facto de impedir quem está a trabalhar de assistir às sessões, entre outras consequências nefastas, devidamente apresentadas.

Apesar da nossa objecção, esta proposta foi levada pelo PS a votação na AM, tendo sido aprovada por maioria, com 17 votos do PS; 2 votos da CDU; 1 voto do CDS-PP; 1 voto do Presidente da Junta F. Rio de Moinhos. Votamos contra esta medida até porque ainda não foi explicado o benefício para a população do Concelho de Abrantes. Aqueles que na campanha disseram ser os únicos a vir para servir e não para se servirem, impuseram uma alteração para o seu próprio conforto, limitando o direito de presença dos cidadãos.

Foi também alterado para o final das sessões o momento do público. Para o PS, @s cidad@os só podem intervir após o seu período laboral. Mas esta afirmação é uma falácia, por várias razões: ninguém pode prever quando será o final dos trabalhos, e o direito de assistir desde o início é tão importante como o de intervir e não podem ser limitados pela perda de tempo de trabalho.

Em protesto contra este atentado à participação democrática e à transparência, da responsabilidade da maioria PS mas com apoios a responsabilizar igualmente, os eleitos pelo Bloco de Esquerda, Deputados Pedro Grave e Joana Pascoal e o Vereador Armindo Silveira decidiram abandonar a sessão da AM de 24 de novembro.

Em coerência com os nossos compromissos eleitorais, continuaremos a lutar contra esta ou qualquer proposta/ decisão que limite a participação d@s cidad@os, pelo que outras formas de protesto serão equacionadas.

Abrantes, 27 de Novembro de 2017

Bloco Esquerda de Abrantes

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.