A chuva apareceu nesta Quinta-feira, embora pese em pouca quantidade, mas bem vinda devido às condições meteorológicas que existiam até ao momento em pleno Outono, havendo já concelhos á beira de uma seca severa.
O Aparecimento da chuva levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a emitir um comunicado, sendo que nesta quinta-feira existirá alerta amarelo para a região norte e centro do país, devido à previsão de precipitação e vento forte. Os valores da precipitação podem atingir os 30 mm em poucas horas, pelo que a ANPC alerta para a possibilidade de inundações, que até ao momento não existiram na nossa região.
“Esperamos chuva pontualmente forte em todo o país, exceto no sul. No litoral e terras altas são esperadas rajadas de vento na ordem dos 75 e 85 km/h. Há também possibilidade de trovoada no norte e centro associada a aguaceiros. Estamos sob influência de uma depressão a sudoeste do território. Mas trata-se de uma situação muito estacionária. É uma situação muito curta em duração. Terá de chover não muita quantidade em pouco tempo, mas menos quantidade ao longo de muito tempo”. Explicou Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no comunicado emitido.
Os distritos que poderão ser mais afetados pelas condições climatéricas adversas são os de: Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre . Amanhã, sexta-feira é possível que ocorram ainda aguaceiros ocasionalmente fortes, sobretudo no Minho e Douro Litoral, podendo ser emitido um novo aviso. O vento deverá soprar também com mais intensidade nas zonas altas e litoral.
Já no arquipélago dos Açores o alerta foi elevado para laranja devido à previsão de chuva forte. No sábado, a depressão deverá afetar o arquipélago da Madeira, onde se pode esperar precipitação mais forte e mais persistente.
Já em relação às temperaturas: as máximas deverão andar entre os 19 e 20 graus em todo o território português, continuando acima da média desta altura do ano, enquanto que as mínimas deverão oscilar entre os 7 graus em Bragança e os 15 graus em Coimbra.
Segundo a porta voz do IPMA, a precipitação esperada para esta quinta-feira será insuficiente para resolver o problema da seca.
Fonte: IPMA