Abrantes | Tomada de posse dos Órgãos Autárquicos em Democracia Fechada

Decorreu durante esta semana e ainda decorrerá na próxima, a instalação e tomada de posse dos vários órgãos que irão dirigir os destinos do Concelho de Abrantes para o quadriénio 2017/2021. O DNA esteve presente na tomada de posse para a Assembleia Municipal e Câmara Municipal fazendo também diretos na sua página media social e estranha que na casa da Democracia e numa tomada de posse não se dê voz a todas as forças politicas eleitas pelo povo às autarquias locais. Já nas assembleias de tomada de posse das freguesias o mesmo se verificou.

Decorreu na passada Sexta-Feira no auditório da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu em Abrantes, a tomada de posse dos órgãos eleitos à Assembleia e Câmara Municipal, com inicio previsto pelas 18:30′, mas já com algum atraso.

Após a apresentação de um vídeo promocional do Concelho de Abrantes, das obras e gastos realizados pelo Município nos últimos anos, passou-se à ordem de trabalhos, não pelo próprio presidente da Assembleia Municipal cessante, mas dando a sua voz a uma pessoa escolhida por si para conduzir e apresentar a mesma.

António Mor/Presidente cessante e actual Assembleia Municipal de Abrantes

Após a divulgação dos eleitos, e tomada de posse dos mesmos, o Presidente da Assembleia reeleito, agradeceu a presença de todas as entidades presentes, enaltecendo a presença do Deputado na Assembleia da Republica eleito pelo circulo de Santarém pelo Bloco de Esquerda, Carlos Matias, além de outras individualidades e o público em geral, discursou na promessa de conciliação entre todas as forças politicas em prol do concelho, além de um recital, e terminando o mesmo, eis que dá por encerrada a sessão, sem que qualquer dos elementos das outras forças politicas eleitas, tivessem a sua palavra para os eleitores que os elegeram e que se dirigiram para assistir a esta tomada de posse.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De seguida passou-se á tomada de posse da Câmara Municipal, novamente feita pela pessoa convidada, dando o Presidente já eleito da Assembleia Municipal, à mesma, a sua voz.

Empossados, presidente e vereadores decorrente dos resultados eleitorais, a Presidente cessante e novamente eleita para o seu último mandato, discursou com uma apresentação de números, obras realizadas e de percentagens eleitorais, terminando de seguida a sua intervenção, ficando de seguida encerrada a tomada de posse, sem que ninguém o tenha dito, e mais uma vez, nenhuma força politica eleita, além da do poder, teve direito a uns minutinhos para agradecer e expor as suas valências para o Concelho de Abrantes, parecendo um colégio interno de democracia fechada.

Se Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política. Então estamos perante uma “Tirania da maioria”. Nota do blogger.

Foi depois anunciado pelo Presidente da Assembleia que iria realizar-se um intervalo de 10 minutos, para colocação de uma mesa para eleição e composição da Assembleia Municipal, agora já com a participação do presidente eleito, mas sem secundamento, passou-se á votação da única lista concorrente à Assembleia Municipal.

Eleição feita “no colo”, sem que o eleito tenha direito à sua privacidade de votação, e apenas só mais umas palavras do presidente da Assembleia, as outras forças e bancadas eleitas além de não estarem concentradas no seu ambiente, ficando dispersas, também não tiveram direito a umas palavras de agradecimento a quem quis assistir a esta tomada de posse.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Assim se viveu numa democracia fechada ao poder, numa “Tirania de Maioria”. Provavelmente o tempo era escasso para o dia de Sexta-Feira em Abrantes ou força da maioria assim o ditou.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Paulo Delfino Cruz


 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.