Últimas | Furacão Ophelia com Direção ao Norte da Peninsula Ibérica

De acordo com o site que estuda as previsões meteorologicas, BestWeather, o Furacão Ophelia atingiu o nivel 2, ruma em direção ao norte da peninsula ibérica, passando junto ao largo dos Açores, não se prevendo que o mesmo afecte as ilhas, bem como apenas se verificaram, alguns aguaceiros e trovoadas no continente, e o vento não soprará forte, condições normais para a estação e altura do ano em que estamos inseridos.

Este domingo, com a passagem do furacão OPHELIA a oeste do território, esperamos um dia QUENTE e VENTOSO.
Teremos também alguma nebulosidade dispersa e não descartamos algum aguaceiro ou trovoada, no Litoral Norte e Centro.
O VENTO irá soprar do quadrante sul, aumentando de intensidade ao longo do dia, sendo que, nas regiões mais expostas e terras altas junto ao Litoral Norte e Centro, poderá haver RAJADAS máximas até 70-90 km/h.
A ondulação junto à costa oeste também irá agravar-se ao longo do dia, sendo que, já na madrugada de 2ª feira, as ondas, poderão atingir os 6 a 8 metros de altura máxima.
A maior probabilidade de CHUVA deverá focar-se já no dia de 2ª FEIRA, altura em que chegará uma pluma de ar tropical muito húmido, arrastado pela Ophelia.

O ciclone OPHELIA, mantem-se como um furacão de categoria 2.
O ciclone apresenta ventos sustentados da ordem dos 160km/h, com rajada superiores.
As condições são favoráveis a que o ciclone mantenha intensidade de cat1/2 durante os próximos 3-4 dias, o sistema está embebido numa massa de ar quente e instável, sob águas relativamente quentes ( 24-26ºC ), e deverá interagir com o lobo divergente de uma perturbação polar em altitude e com uma frente fria á medida que passa a sul e leste dos Açores.
Nesse momento o ciclone deverá começar a assimilar ar frio na sua circulação, transitando para um sistema tipicamente não-tropical ( extratropical ).

O ciclone está em deslocação para nordeste, devendo manter esta rota durante o resto do seu ciclo de vida.

AÇORES ->
Apesar da maioria dos cenários manter o ciclone a leste do grupo oriental, não excluímos um impacto direto em Santa Maria.

Independentemente disso, a interação da perturbação em altitude, com o fluxo de calor e humidade gerado por OPHELIA, deverá causar chuva, por vezes, forte e persistente, em especial, nos grupos Central e Oriental já a partir da tarde de 6ª feira. Esta é uma situação que aporta algum risco de cheias/precipitação excessiva.

Esperamos igualmente agitação marítima muito significativa, em especial, no grupo Oriental, com ondas até 8-10m.

No seu ponto de maior aproximação aos Açores, entre sábado e domingo, o ciclone deverá gerar um aumento da intensidade do vento nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, mas, em princípio, os ventos de maior intensidade deverão manter-se ao largo.

Ao longo das próximas horas o IPMA-Açores em coordenação com o NHC-Miami e as autoridades de protecção civil, deverão emitir um aviso de furacão, em especial, para o Grupo Oriental… de resto o IPMA-Açores já emitiu avisos laranja para os grupos Central e Oriental.
Nós aconselhamos desde já que toda a gente no grupo Central e Oriental tome as devidas precauções e se prepare para condições adversas ao nível de chuva excessiva, vento com rajadas até 100-120km/h e ondas até 8-10m.
Face a isto é desaconselhável a pratica de atividades no exterior em especial entre a tarde de Sábado e manhã de Domingo.

Quaisquer pequenas alterações na rota do ciclone poderão significar grandes alterações nas condições meteorológicas previstas!

NA MADEIRA, esperamos também a possibilidade de alguma precipitação associada ao sistema, em especial, domingo e 2ª feira, mas o efeito mais notório será o aumento da ondulação, que poderá atingir 5-6m nas costas norte e oeste das ilhas, durante a tarde de domingo.

NO CONTINENTE, a partir da tarde de domingo e até 2ª feira, o OPHELIA deverá trazer alguns efeitos.
Para já tudo indica que teremos algum vento e chuva, em especial, no Norte e Centro, com um aumento da ondulação, em especial, na faixa costeira ocidental, onde poderá atingir os 5-6m, no início do dia de 2ª feira.
O ciclone vai também transportar uma massa de ar quente e húmida, fazendo com que as temperaturas se mantenham elevadas durante o fim de semana.

Após a passagem da OPHELIA esperamos que pelo menos mais uma perturbação se aproxime dos Açores e da Península Ibérica, pelo que esperamos que as condições de instabilidade se mantenham nos Açores e no continente pelo menos até 4ª/5ªF.

Na Madeira teremos também alguma influencia desta outra perturbação.

In Site: Best Weather

Paulo Delfino Cruz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.