Eram cerca das 12:15′, desta quinta-feira, quando um militar do Regimento de Paraquedistas (Tancos) desfaleceu, no exercico de marcha durante 30 quilómetros, tendo sido evacuado para a Unidade de Abrantes do CHMT, encontrando-se na UCIP (Unidade de Cuidados Intensivos Personalizados), noticiado por vários orgãos de comunicação social e confirmado do Exército.
Em declarações ao Jornal PÚBLICO, o porta-voz do Exército, Vicente Pereira, indicou:
” São ainda desconhecidas as causas do incidente e o Chefe do Estado-Maior do Exército já ordenou a abertura de um inquérito. O militar desfaleceu pelas 12:15′, quando este já tinha feito um percurso de 28 dos 30 quilómetros que tinha a duração desta prova. Esta era a última de várias provas realizadas nos últimos três dias pelos candidatos ao curso de auxiliar precursor, grupo de que faz parte o militar que se está internado na Unidade Hospitalar de Abrantes. Todos os candidatos já são, soldados paraquedistas, e os familiares do militar já foram contactados e foi-lhes disponibilizados todos os apoios necessários.”
Estas situações continuam a assolar os cursos ministrados pelo exercito, não sendo debeladas ou acauteladas as componenetes fisicas dos recrutas, acabando em situações por vezes drásticas para os mesmos.
Paulo Delfino Cruz Fonte: Público