Noticiado pelo Site BestWeathe:
Tudo indica que a Tempestade Tropical OPHELIA vai causar uma alteração na circulação em altitude, que depois deverá manter a possibilidade de mais chuva ao longo da semana, em especial, no Norte e Centro, com temperaturas amenas mas já mais moderadas pelo ar que chega do Atlântico.
Em trancrição by BestWeather:
O ciclone OPHELIA apresenta-se, esta tarde, como uma forte tempestade tropical bem consolidada, com ventos sustentados da ordem dos 110km/h e com rajada superiores.
As estimativas atuais indicam que a OPHELIA está a atingir a intensidade de furacão, algo que deverá ser oficializado no próximo update do NHC-MIAMI.O ciclone está em deslocação para este/sueste, devendo manter esta rota durante as próximas 24h, antes de virar para nordeste ao começar a interagir com uma perturbação em altitude que passará pelos Açores.
AÇORES ->
Apesar da maioria dos cenários manter o ciclone a leste do grupo oriental, não excluímos um impacto direto, já que alguns modelos têm vindo a curvar o ciclone um pouco mais para norte, do que simulavam ontem.
Independentemente disso, a interação da perturbação em altitude, com o fluxo de calor e humidade gerado pela OPHELIA, deverá causar chuva, por vezes, forte e persistente, em especial, nos grupos Central e Oriental já a partir da tarde de 6ª feira. Esta é uma situação que aporta algum risco de cheias/precipitação excessiva.Esperamos igualmente agitação marítima muito significativa, em especial, no grupo Oriental, com ondas até 8-10m.
No seu ponto de maior aproximação aos Açores, entre sábado e domingo, o ciclone deverá gerar um aumento da intensidade do vento nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, mas, em princípio, os ventos de maior intensidade deverão manter-se ao largo.
Quaisquer pequenas alterações na rota do ciclone poderão significar grandes alterações nas condições meteorológicas previstas!
NA MADEIRA, esperamos também a possibilidade de alguma precipitação associada ao sistema, em especial, domingo e 2ª feira, mas o efeito mais notório será o aumento da ondulação, que poderá atingir 5-6m nas costas norte e oeste das ilhas, durante a tarde de domingo.
NO CONTINENTE, a partir da tarde de domingo e até 2ª feira, o OPHELIA deverá trazer alguns efeitos.
O ciclone, pelas previsões de hoje, irá passar ao largo da costa Peninsular. Para já tudo indica que teremos algum vento e chuva, em especial, no Norte e Centro, com um aumento da ondulação, em especial, na faixa costeira ocidental, onde poderá atingir os 5-6m, no início do dia de 2º feira.
O ciclone vai também transportar uma massa de ar quente e húmida, fazendo com que as temperaturas se mantenham elevadas durante o fim de semana.
Durante a próxima semana, a massa de ar húmida deixada pelo ciclone, deverá depois ajudar à ocorrência de mais precipitação, com a chegada da perturbação que há-de passar pelos Açores.
Fonte: SIte BestWeather
Paulo Delfino Cruz
Isabel Maria Flor Só que o anticiclone dos Açores faz tipo barreira e cá a força será pouquissima…
GostarGostar
Jerónimo Belo Jorge: Ou nao. Passa entre nos Açores e Portugal. Rumo a norte
GostarGostar
Graça Rodrigues: A sério!!!
GostarGostar