Alerta: Tempestade Tropical OPHELIA em direção a Portugal Continental

Noticiado pelo Site BestWeathe:

Tudo indica que a Tempestade Tropical OPHELIA vai causar uma alteração na circulação em altitude, que depois deverá manter a possibilidade de mais chuva ao longo da semana, em especial, no Norte e Centro, com temperaturas amenas mas já mais moderadas pelo ar que chega do Atlântico.

 

 

Em trancrição by BestWeather:

O ciclone OPHELIA apresenta-se, esta tarde, como uma forte tempestade tropical bem consolidada, com ventos sustentados da ordem dos 110km/h e com rajada superiores.
As estimativas atuais indicam que a OPHELIA está a atingir a intensidade de furacão, algo que deverá ser oficializado no próximo update do NHC-MIAMI.

O ciclone está em deslocação para este/sueste, devendo manter esta rota durante as próximas 24h, antes de virar para nordeste ao começar a interagir com uma perturbação em altitude que passará pelos Açores.

AÇORES ->
Apesar da maioria dos cenários manter o ciclone a leste do grupo oriental, não excluímos um impacto direto, já que alguns modelos têm vindo a curvar o ciclone um pouco mais para norte, do que simulavam ontem.
Independentemente disso, a interação da perturbação em altitude, com o fluxo de calor e humidade gerado pela OPHELIA, deverá causar chuva, por vezes, forte e persistente, em especial, nos grupos Central e Oriental já a partir da tarde de 6ª feira. Esta é uma situação que aporta algum risco de cheias/precipitação excessiva.

Esperamos igualmente agitação marítima muito significativa, em especial, no grupo Oriental, com ondas até 8-10m.

No seu ponto de maior aproximação aos Açores, entre sábado e domingo, o ciclone deverá gerar um aumento da intensidade do vento nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, mas, em princípio, os ventos de maior intensidade deverão manter-se ao largo.

Quaisquer pequenas alterações na rota do ciclone poderão significar grandes alterações nas condições meteorológicas previstas!

NA MADEIRA, esperamos também a possibilidade de alguma precipitação associada ao sistema, em especial, domingo e 2ª feira, mas o efeito mais notório será o aumento da ondulação, que poderá atingir 5-6m nas costas norte e oeste das ilhas, durante a tarde de domingo.

NO CONTINENTE, a partir da tarde de domingo e até 2ª feira, o OPHELIA deverá trazer alguns efeitos.

O ciclone, pelas previsões de hoje, irá passar ao largo da costa Peninsular. Para já tudo indica que teremos algum vento e chuva, em especial, no Norte e Centro, com um aumento da ondulação, em especial, na faixa costeira ocidental, onde poderá atingir os 5-6m, no início do dia de 2º feira.

O ciclone vai também transportar uma massa de ar quente e húmida, fazendo com que as temperaturas se mantenham elevadas durante o fim de semana.

Durante a próxima semana, a massa de ar húmida deixada pelo ciclone, deverá depois ajudar à ocorrência de mais precipitação, com a chegada da perturbação que há-de passar pelos Açores.

 

Fonte: SIte BestWeather

Paulo Delfino Cruz

 

 

3 pensamentos sobre “Alerta: Tempestade Tropical OPHELIA em direção a Portugal Continental

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.