XXII Desfile Nacional do Traje Popular Português foi em Abrantes

Mais de um milhar de pessoas estiveram presentes, nesta enorme demonstração cultural com a exibição dos Trajes Populares Portugueses da transição do Séc. XIX para o Séc. XX, exemplarmente representados por vários Ranchos, Grupos Folclóricos das várias regiões do País, inclusive da Região da Madeira.

Desta a tarde de Sábado que milhares de participantes e visitantes vieram até Abrantes, para mostrar e ver os Trajes, usos e costumes que desfilavam pelo Território Nacional na viragem do Séc. XIX para o Séc. XX. Foram representadas as riquíssimas indumentárias, artefatos e componentes que as gentes tinham enorme orgulho em ostentar nessa época, numa tradição mantida pelos Ranchos Folclóricos deste vasto país.

Enorme tradição de Cultura Portuguesa, que se vai mantendo a custo, pelos grupos intervenientes, que apesar das ajudas que vão recebendo, tornam-se curtas, para um vasto espólio que muitos não sentem, mas poucos se agarram.

É preciso mais ajuda para estes grupos, a todos os níveis, para que a Tradição e Cultura Portuguesa, não caía no esquecimento.

Porque cada vez é mais difícil os Grupos, segurarem e terem mais aderentes, não é fácil para todos, não existe um estimulo para que mais aderentes, possam entrar nestes, e esvazia-se o enraizamento das pessoas na mostra da tradição.

Nesta representação estiveram presentes várias maneiras com vários preceitos e jeitos da época em questão, inciando pela Primeira Infância, passando à infância, depois desta, vem a Montanha, o Trabalho, a Tecelagem, o Rio e Mar, o Enterro e o Luto, a Feira, o Casamento, o Ver-a-Deus, os Trajes Domingueiros e por fim a Festa e Romaria, dominaram esta mostra de Trajes, sendo a XXII edição, que foi realizada na Praça Barão da Batalha em Abrantes.

Durante a Tarde nos ensaios, foram muitos os espaços ocupadas por estas gentes, mais de mil intervenientes de todo o país, vindo também um grupo da Ilha da Madeira.

A organização do evento teve a cargo da Federação de Folclore Português, numa parceria com a Câmara Municipal de Abrantes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Desporto Noticias Abrantes, fez vários diretos do evento, via Facebook, estando neste post, o trabalho feito, meritório da divulgação dos usos e costumes, numa mostra de Cultura Viva Portuguesa.

 

Fotos e Videos: Nélia Peixe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.