Local | Incêndio de Mação continua com várias frentes ativas, Bombeiros Feridos, Estradas cortadas, meios insuficientes

Actualização 23:00′

  • Nova ocorrência pelas 17:15′, incêndio no Concelho de Gavião, Freguesia Belver, Lugar de Ribeira de Eiras, com 242 Operacionais e 72 Meios Terrestres, a lavrar com enorme intensidade.
  • Incêndio com origem em Aboboreira, que já se estendeu à Freguesia de Mouriscas, lavrando em Entre Serras, Concelho de Abrantes, com outra frente em Ortiga, Concelho de Mação e frente para o Concelho do Sardoal, no Lugar de Alcaravela, frentes estas também bastante activas, estando a ser combatidas por 939 operacionais e 282 meios terrestres, onde estão incluídas duas unidades espanholas de combate a incêndios.
  • Várias máquinas de rastos, cisternas estão no local, mas ainda mais serão precisas para ajuda no combate a este enorme flagelo.
  • Estas frentes constituem uma frente de fogo estimada em 15 km de extensão.
  • Várias aldeias foram evacuadas, estimam-se cerca de 35, com o deslocamento de cerca de 300 pessoas, distribuídas pelas sedes de concelho, Vila de Rei, Mação, Sardoal e Abrantes.
  • Cerca de 25 edifícios, entre habitações principais e secundárias consumidas pelas chamas.
  • Milhares de hectares de floresta ardida, só Mação já tem 90% do concelho com a área ardida.
  • Várias viaturas de combate a incêndios foram destruídas, outras avariadas e ainda outras sem água para combate às chamas.
  • O Sistema de comunicações SIRESP, tem falhado constantemente, existindo uma enorme falha nas comunicações, sendo que os bens necessários não chegam aos locais onde são precisos.

EM RESUMO ENORME CAOS INSTALADO NESTA REGIÃO E ASSIM NÃO HÁ CONTROLE NO EVOLUIR DAS CHAMAS.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/sucessao-de-reacendimentos-no-sardoal_v1021556

Veja o Video desta tarde do Incêndio

 

/Paulo Delfino Cruz

 

  • – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

 

O incêndio que deflagrou pelas 00:01′ de 16 de Agosto, na localidade de Aboboreira, concelho de Mação continua com várias frentes activas, estendo-se ao Concelho de Abrantes, estando uma frente em Lercas, Mouriscas, a outra frente dirige-se para a Localidade de Alcaravela, concelho de Sardoal e ainda outra para Ortiga, já tendo atingido esta localidade do Concelho de Mação. O Avançar do incêndio fez com que o mesmo já tenha passado a Barragem de Belver, entrando assim também no Concelho do Gavião.

Foi comunicado que esta tarde, dois bombeiros da cooperação de Abrantes, ficaram queimados, com queimadoras de 1.º e 2.º grau, tendo-se de dirigir para o Hospital de Abrantes, e um deles teve de se dirigir para a Unidade de Referência em Lisboa, Hospital de São José devido à extensão da queimadura, mas ambos não apresentam perigo de vida eminente.

Ambos estavam num auto-tanque dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, no manuseamento de torneiras do mesmo, acontecendo acidentalmente, o desgaste é enorme e as ocorrências são constantes e permanentes.

No combate às chamas neste ponto estão: 1031 meios Humanos, apoiados por 298 Meios Terrestres e 13 Meios Aéreos, estando neste apoio a UME de Espanha.

Estão cortadas ao trânsito as estradas: EN 244 entre Mação e Chão de Codes, A23 entre o nó de Mouriscas e nó de Mação, EN 244 entre Torre e Mação

download.jpg

Em Atualização

 

/Paulo Delfino Cruz

Um pensamento sobre “Local | Incêndio de Mação continua com várias frentes ativas, Bombeiros Feridos, Estradas cortadas, meios insuficientes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.