Incêndios | Portugal Acciona Mecanismo de Ajuda Europeu

Na sequência do pedido de ajuda Português para o accionamento do Mecanismo Europeu de Protecção Civil, estão já a operar no incêndio de Ferreira do Zêzere três meios aéreos espanhóis (um pesado e dois médios).

Portugal accionou o Mecanismo Europeu de Protecção Civil. A ministra da Administração Interna espera apoios de outros países já a partir de domingo para ajudar no combate aos incêndios, além dos já existentes por parte de Espanha e Marrocos.

A decisão, foi explicada por Constança Urbano de Sousa como uma questão de prudência, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias, que prometem temperaturas ainda mais quentes

A ministra da Administração Interna deslocou-se ontem à noite ao comando da Protecção Civil, em Carnaxide, para se conhecer qual o ponto da situação dos incêndios a nível nacional.

Constança Urbano de Sousa admitiu que muitos dos actuais incêndios serão debelados durante a noite, mas frisou que por uma “questão de prudência”, e considerando as previsões meteorológicas, foi feito o pedido de “módulos aéreos e terrestres”.

O Mecanismo Europeu de Protecção Civil é um mecanismo comunitário para facilitar a cooperação no quadro de intervenções de socorro da Protecção Civil, como uma “pool” de meios que os Estados disponibilizam para situações de Protecção civil.

 

/Paulo Delfino Cruz, JN

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.