Nacional | Aterragem de emergência faz dois mortos e um ferido

Esta tarde, por volta das 16:51′ uma avioneta teve de fazer uma aterragem de emergência, durante uma aula de voo junto á praia de S. João na Costa da Caparica, resultando da mesma, dois mortos, um homem de 58 anos e uma criança de oito anos, e ainda um ferido ligeiro, todos veraneantes que estavam na altura na praia e sem relação de parentesco, os pilotos da aeronave saíram ilesos do acidente.

Segundo fonte do INEM o alerta foi dado pelas 16:51′, além das duas vitimas mortais, uma mulher terá ficado ferida no ombro, embora sem gravidade ao tentar proteger a sua neta.

Os tripulantes do avião, um instruendo e um instrutor, ambos de nacionalidade portuguesa, saíram ilesos deste aparato e já foram ouvidos pelas autoridades, ficando a aguardar em liberdade com termo de identidade e residência até serem ouvidos esta quinta-feira por uma procuradora do Ministério Público.

Foi apurado que os tripulantes tentaram aterrar o aparelho de emergência na praia, mas atingiram o homem, a primeira vítima mortal. Já com uma asa partida, a aeronave ainda andou cerca de 50 metros até atingir mortalmente a criança. As comunicações do aparelho com a torre de controlo do Aeródromo de Cascais revelam que piloto tentou aterrar na praia da Coba do Vapor, onde não havia banhistas.

A aeronave em questão era um Cessna 152, do Aeroclube de Torres Vedras, mas que está cedido à Escola de Aviação Aerocondor, também conhecida como G Air, de Ponte de Sor. O aparelho tinha partido de Cascais, onde a escola também opera, e tinha um plano de voo aprovado até Évora.

Para o local foram mobilizados 32 operacionais e 14 veículos. entre os quais: os Bombeiros de Cacilhas e da Trafaria, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Almada, elementos da Polícia Marítima e inspectores da Polícia Judiciária, estando também presente no local um psicólogo para prestar apoio aos familiares da vítimas.

Uma equipa do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves foi para o local, com vista a apurar em concreto quais as causas deste trágico acidente que tirou a vida a duas pessoas que aproveitavam o sol para mergulhar nas ondas da Praia de São João na Costa da Caparica.

 

/Paulo Delfino Cruz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.