O Serviço Municipal de Protecção Civil Abrantes tem a partir desta Segunda-feira dia 1 de Agosto de 2017, uma nova coordenadora, o seu nome é Maria Inês Mariano.
Licenciada em Engenharia Florestal pelo Instituo Superior de Agronomia, a nova coordenadora tem como funções, chefiar o serviço municipal da Protecção Civil e o gabinete técnico florestal do concelho. É também funções da mesma sempre que solicitada comparecer em locais de ocorrências que exijam a sua presença, dando o seu parecer sobre quais os meios mais adequados à intervenção no teatro de operações.
Integrou desde 2004 até ao passado mês de Julho a Associação Florestal do Concelho vizinho de Mação, foi também técnica responsável pelas ZIFS’s de Ortiga, Penhascoso, Aldeias de Eiras, Castelo e São José das Matas, recentemente fustigadas pelos incêndios que tiveram origem na Sertã e se dirigiram para o Concelho de Mação,
Profissionalmente, esteve envolta na elaboração do projecto RJAAR de Rearborização, no PDR2020 e respectiva cartografia digital e também foi orientadora de estágio profissional e com a coordenação de equipas de sapadores florestais.
Inês Mariano desempenhou também as funções de orientadora de estágio profissional e coordenadora de duas equipas de Sapadores Florestais.
A sua tese curricular abordou o tema: “A erosão como indicador operacional em sistemas de gestão florestal sustentável – o caso do eucaliptal”, obtendo no final 18 valores na sua apresentação.
O Seu trabalho já mereceu várias distinções nacionais e além fronteiras destacando-se : – ESRI Projecto SIG 2004, para a prevenção dos fogos florestais, e El Batefuego de Oro 2006 – com menção honrosa, pelo trabalho desenvolvido na área da prevenção nas florestas.
Eis o perfil e as credenciais da nova coordenadora dos serviços municipais da protecção civil do Município de Abrantes, Maria Inês Mariano.

M. Inês Mariano/Coordenadora do SMPC de Abrantes
/Paulo Delfino Cruz