Incêndios | Mação está controlado, activo Amieira do Tejo e Portas de Rodão

Foi dado como dominado e em fase de resolução o incêndio que assolou o concelho de Mação desde o passado Domingo dia 23/07, que teve origem no Concelho da Sertã e foi-se propagando, para os concelhos vizinhos de Proença-a-Nova e Belver.

Esta noite o mesmo esteve às portas da Vila de Mação, mas foi devidamente controlado pela força de Bombeiros, presente no local durante esta madrugada. O tempo mais fresco e o fraco vento sentido, deu uma enorme ajuda no sentido de ludibriar o avanço das chamas.

 

Em declarações da adjunta de operações da ANPC, Patricia Gaspar:

“O incêndio está de facto dominado, ficou dominado pelas 11:15′ de hoje, portanto é uma boa notícia. Todo o dispositivo de combate ao fogo vai manter-se no terreno “durante as próximas horas” para garantir “uma resposta permanente” a todas as situações que possam surgir em termos de reactivações.”

Apesar de o grande incêndio que deflagrou na Sertã ter sido dominado, existem três ocorrências activas que suscitam preocupação por parte da Protecção Civil, incluindo os dois fogos que lavram no distrito de Portalegre – o incêndio de Gavião e o incêndio de Nisa – e o fogo que lavra em Penacova, no distrito de Coimbra.

” Sobre os dois fogos em Portalegre, estamos a reunir esforços no sentido de garantir que estes incêndios possam ficar dominados nas próximas horas.  Os acessos dificultam o combate às chamas e a intensidade com que o fogo lavrou e com a energia libertada logo desde o início impediu nalgumas zonas o combate por terra que aponta a secura da vegetação como um dos agravantes. Há pessoas a viver dentro das florestas, com silvas à porta, logo a extrema energia que alguns fogos libertam no início impedem o ataque no terreno. Por vezes só é possível ir com meios aéreos.”

 

 

No local mantêm-se 988 bombeiros, apoiados por 316 viaturas e seis meios aéreos.

/Paulo Delfino Cruz

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.