Está difícil a resolução do Incêndio que deflagrou na tarde de Domingo 23/07 pelas 13:47′, que devido às condições do forte vento fez com que o mesmo alastrasse aos Concelho de Proença a Nova e Mação.
Estão neste momento no terreno no combate às chamas cerca de: 1000 Operacionais, com a ajuda de 317 meios terrestres.
Este incêndio que já galgou uma enorme área e percorreu vários quilómetros, com várias frentes activas, que dificulta o combate ao mesmo.
O mesmo já obrigou à retirada de 158 pessoas das suas habitações e a auto estrada A23 encontra-se cortada sendo que a situação em Mação é “delicada”, segundo o membro da Protecção civil da autarquia.
Algumas aldeias foram cercadas pelas chamas, com casas ardidas, mas sem vitimas conhecidas.
Referido pelo autarca de Mação, “mais de uma centena, seguramente”, foram transferidos das suas habitações para lares da Misericórdia. Estas evacuações ocorreram em Quebrada, Galega, Pereiro (do Carvoeiro), Mesão Frio, Moita Recome, Eira, Roqueira e Ladeiras. Na aldeia de Feiteira, os populares, ambulâncias e bombeiros ficaram impedidos de sair, face à violência e proximidade das chamas.
Também em Vale Coelheiro, Castelo Branco encontra-se activo desde ontem das 17:55′ , estando a ser combatido no local por 367 operacionais, apoiados por 117 meios terrestres.
Informações às 0:01′ desta Terça-feira 25/07/2017.
Já os incêndios que ontem davam mais atenção no Concelho de Coimbra e de Gavião encontram-se em fase de resolução, com vigilância por perto dos membros da Protecção Civil e militares do Exercito Português.
/Paulo Delfino Cruz
/Fontes: Prociv, Ocorrências activas, google