Ultima Hora | Tragédia de Pedrogão Grande faz 62 mortos até ao momento

Em conferência de impressa de há poucos minutos, o Secretário de estado da Administração interna; Jorge Gomes informou que o número de vitimas mortais aumentou para 62 pessoas, cerca de 150 desalojados, mais 54 feridos graves, principais vias de acessos cortadas, não existe luz e água em diversos locais.

Segundo a PJ, a origem do incêndio foi derivado a uma trovoada seca que atingiu uma árvore, tendo o fogo rapidamente alastrado devido aos fortes ventos, e a temperatura extrema, isto por voltas das 14:30 Horas.

O fogo continua a lavrar no concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, em várias frentes, de declives acentuados, e os meios são escassos para o combate às chamas.

Maior parte das vítimas mortais eram ocupantes de veículos que foram apanhados pelas chamas, os restantes por inalação de fumos. Todos os mortos são civis, segundo informação do membro governativo.

Muitas aldeias foram consumidas pelas chamas, os meios dependidos para os muitos locais de propagação das chamas são escassos para tantas situações para resolver.

O governo já decretou três dias de luto nacional, sendo que a UE já accionou o dispositivo de calamidades, sendo que vários países, como Espanha e França já disponibilizaram vários meios aéreos e terrestres, que se dirigem para os locais para ajuda no combate a este flagelo.

De todo o mundo existem várias mensagens de solidariedade, destaque para a Seleção Nacional irá fazer minuto de silêncio no jogo de hoje na Taça das confederações, já autorizado pela FIFA.

Foi montado um gabinete de crise em Pedrogão Grande, com a presença do Primeiro Ministro, Ministra da Administração Interna e Protecção Civil.

Informações a serem actualizadas ao minuto em todos os meios de comunicações disponíveis.

Consulte:

http://ocorrenciasativas.pt/

http://www.prociv.pt/pt-pt/SITUACAOOPERACIONAL/Paginas/default.aspx

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Texto: Paulo Delfino Cruz
Fontes/Fotos: Google, TVS

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.