Futebol Feminino | Com a visão de CAROLINA MENDES

Desta feita alargamos horizontes e fomos mais longe, na opinião, visão e incentivo da prática do futebol feminino em Portugal e desenvolvimento desta modalidade no país e na zona geográfica em que estamos inseridos.

“O Blog foi até à Islândia” e a entrevistada é: CAROLINA MENDES

 

Carolina Ana Trindade Coruche Mendes, tem 29 anos de idade, é natural de Estremoz e o dia do seu aniversário celebra-se a 27 de Novembro.

A sua posição de eleição é a de Avançada, Internacional A por Portugal, representa nesta época 2016/2017 a equipa Islandesa do Grindavík, vinda do Djurgarden da Suécia.

Iniciou o seu percurso futebolístico, no nosso concelho vizinho em Ponte de Sôr, no Eléctrico FC em 2003 com 16 anos, ficando 2 épocas, mudando-se para Portalegre em 2005, onde jogou uma época no Desportalegre e na época seguinte no Estrela de Portalegre tudo na vertente de Futebol 7.

 

Em 2007 dá o salto para o Ponte de Frielas onde fica 2 épocas e em 2009/10 e 2010/11 é Bi-Campeã Nacional e Bi-vencendora da Taça de Portugal com o 1.º de Dezembro em Sintra.

Em 2010, disputa o acesso com o 1.º de Dezembro à Liga dos Campeões, mas equipa não consegue passar da ronda de qualificação, ficando em 3.º lugar, vencendo apenas o jogo frente ao Osijek da Croácia.

Na época seguinte ainda começa no 1.º de Dezembro, mas a cobiça de Nuestros Hermanos, leva Carolina até Espanha para o UE L Estartit da Cidade de Estartit e Girona.

Na época 2012/2013, transfere-se também em Espanha para o SPC Lanos Olivenza de Badajoz.

 

 

Em 2013/14 segue-se uma aventura Italiana no ASD Rivera.

Antes de rumar á Suécia, em 2014/2015 o destino é a Rússia, na cidade de Moscovo e o clube é o Rossijanka Moscovo, acabando a época em 2.º lugar na Liga Russa.

Pela Seleção Nacional de Portugal, conta já com 81 internacionalizações, sendo que a primeira foi pela Seleção de SUB 18 em 2004 frente à Islândia marcando o único golo da nossa seleção na derrota por 6-1.

Tem mais 21 internacionalizações pela Seleção de SUB 19 e pela Seleção A, conta com 59, participando no recente apuramento histórico da nossa Seleção Feminina para o Campeonato da Europa.

 

 

O Seu incentivo a todas as atletas que têm interesse e pensam jogar futebol, perspectivando o futuro é o Seguinte:

 

DNA – O que podes passar no sentido de as atletas levarem a sério a prática do futebol?

Carolina Mendes – A pratica da actividade física , neste caso o futebol, tem inúmeros benefícios. Neste momento o futebol no nosso País está a Profissionalizar se, ou seja de futuro elas poderão fazer disso a sua Profissão, portanto têm de levar a modalidade a serio se querem chegar a esse patamar de serem profissionais ou até chegar à Seleção Nacional ou mesmo de ir jogar no estrangeiro.

DNA – O que te levou a seguir este caminho?

Carolina Mendes – Comecei no futebol por hobby, já tarde, com 16 anos de idade, mas o futebol desde pequena que era a minha paixão, e as coisas foram acontecendo naturalmente, comecei a ser chamada às selecções nacionais sub-19 depois as AA, sempre fui muito dedicada e o desporto estava em primeiro lugar na minha vida. Mais tarde surgiu o contacto no estrangeiro e comecei a minha caminhada lá fora.

DNA – Quais as perspectivas para o futuro?

Carolina Mendes – O futuro espera se risonho, com o Euro à porta tenho de trabalhar no clube (Islândia – Grindavik) para ser chamada e estar no lote de jogadoras que pela primeira vez vai representar Portugal numa fase final de uma competição.

 

 

O Blog agradece á atleta Carolina Mendes pelo tempo despendido.

MAIS UM EXEMPLO A SEGUIR POR TODAS AS ATLETAS QUE AMBICIONAM OU NÃO ALGO NO FUTEBOL. E NA CERTEZA QUE LEVANDO ESTA MODALIDADE A SÉRIO PODERÃO TER MUITAS ALEGRIAS E NUM FUTURO PRÓXIMO UM HOBBIE DE ELEIÇÃO EM CONSONÂNCIA COM A PRÁTICA DESPORTIVA.

Texto: Paulo Delfino Cruz
Fotos gentilmente cedidas por Carolina Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.